CEPSH-IFC recebe visita de qualificação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa-CONEP

sexta-feira, 12 de março de 2021

Os membros do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEPSH do IFC  participaram no dia 3 de março da visita de qualificação realizada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP.  A visita, que foi realizada por webconferência em função da pandemia, faz parte do Projeto de Qualificação de Comitês de Éticas em Pesquisa, promovido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, uma ação conjunta da CONEP e do Ministério da Saúde, com parceria do PROADI-SUS (Hospital Moinhos de Vento), que visa educar e promover o reconhecimento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e a CONEP, com o intuito de padronizar o trabalho administrativo dos Comitês, fortalecer a análise e discussão ética e os CEP em suas respectivas instituições.

A atividade compreendeu três momentos distintos, incluindo um encontro entre a reitora do IFC, professora Sônia Regina de Souza Fernandes, a coordenadora do CEPSH, Maria Angelica de Moraes Assumpção Pimenta, a vice-coordenadora do CEP, professora Fernanda Humann e as representantes da CONEP, Glenda Morais Rocha e Simone Senna.

Uma roda de conversa virtual com todos os membros do CEP e com o representante dos participantes de pesquisa também fez parte da programação. Foram realizadas apresentações temáticas sobre questões relevantes ao Sistema CEP/Conep, aspectos administrativos do CEP e fechamento de atividade com a construção de possíveis alternativas de melhoria no trabalho do CEP.

De acordo com a coordenadora do CEPSH, “foi um momento muito produtivo para os membros do CEPSH. Uma oportunidade de troca de experiências e de aprimoramento, proporcionando a melhoria da qualidade da análise ética e da gestão administrativa, em prol da proteção do participante de pesquisa e, para a qualificação da pesquisa no IFC”.

O Comitê de ética em pesquisa com seres humanos do IFC tem como objetivo primordial a defesa dos interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade, além de contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões ético-científicos.